Câmara de Santana aprova LDO para 2023

por adm publicado 20/11/2022 21h50, última modificação 25/02/2023 09h43
A sessão foi realizada na última sexta-feira (18)
Câmara de Santana aprova LDO para 2023

Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (18), mais uma sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da cava, Marcus Vinício Leal (Vinício – MDB), e que tinha como pauta principal o Projeto de Lei do Poder Executivo que tratava sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária -LDO, para 2023, que estima a receita e fixa a despesa do município de Santana do Piauí-PI, para o Exercício de 2023 e dá outras providências.

O Orçamento Geral do Município de Santana do Piauí (PI), para o exercício de 2023, estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 30.925.800,00 (Trinta milhões, novecentos e vinte e cinco mil e oitocentos reais).

Antes da votação da LDO os vereadores se pronunciaram na tribuna da Câmara, a vereadora Elenilsa Helena (PSD), parabenizou a prefeita do município e o secretário municipal de Saúde, pela realização do evento alusivo ao Novembro Azul que é o mês dedicado ao combate ao câncer de próstata, onde contou com a colaboração do Dr. Eder que foi o palestrante onde falou sobre o tema, além do município disponibilizar para os homens que estiveram presentes exames laboratoriais, disse ela.

Vereadora Elenilsa Helena - Foto: AgoraED

Segundo a vereadora, o Novembro Azul visa promover a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, e os cuidados devem ser tomados não apenas somente nesse mês de novembro, mas durante o ano todo, pois com saúde não se brinca, e é uma característica do homem em geral sempre procurar o médico para fazer exames mais tardiamente, então um vento como esse trás um alerta a mais para que eles também procurem se cuidar mais, falou a parlamentar.

O vereador Antônio de Hercília (Progressistas) falou sobre o censo do IBGE que está sendo realizado no município de Santana do Piauí, e chamou atenção para um caso específico, pois segundo ele, até o momento a cidade de Santana estar tendo mais eleitores do que habitantes, e o que é pior, grande parte do Povoado Queimada da Ema está sendo recenseado como território de Picos, ou seja, a cidade ficou menor agora.

Vereador Antônio de Hercília - Foto: AgoraED

De acordo com o vereador, em 2011 o ex-prefeito de Santana do Piauí, Waldenilson Borges, assinou um termo passando as localidades Chapada dos Fornos, Paudarco para o município de Picos, a parte da região das Aboboras para a cidade de Sussuapara, e agora depois de uma reunião que aconteceu na Câmara na semana passada, ele foi informado que também a maior parte do Povoado Queimada da Ema pertence ao município de Picos, onde pegou todo mundo de surpresa, inclusive a prefeita Maria José.

Segundo informou o vereador, essa situação só será resolvida via justiça, porque esses povoados fazem parte agora de outros municípios e não tem muito o que fazer não, frisou.

A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas), durante sua fala, destacou a palestra sobre o Novembro Azul realizado pela prefeitura de Santana através da secretaria municipal de Saúde, e disse que é preciso que os homens procurem se cuidar mais, pois esse mês é apenas um alerta de um problema que pode ser evitado com cuidados, pois o câncer de próstata pode até matar, então aqueles que estão com idade acima dos 40 anos é bom procurar um médico e fazer o exame como forma de prevenção, disse ela.

Vereadora Clarete Rabêlo - Foto: AgoraED

Sobre o censo do IBGE que está sendo realizado no município, a vereadora informou que Santana já perdeu muito de seu território, e isso é um prejuízo enorme o que dificulta inclusive na hora de fazer um benefício nessas referidas comunidades que fazem divisa com outros municípios, comentou.

De acordo com os dados preliminares, o município de Santana hoje tem em torno de 4.200 eleitores, e menos de 4 mil habitantes, ou seja, tem mais eleitores do que habitantes, falou a vereadora.

O vereador João Guilherme (MDB) que também usou a tribuna, aproveitou para falar sobre o censo do IBG que está sendo realizado, e disse que agora é buscar uma solução via justiça para que o município não continue tendo tantos prejuízos como esses, pois a situação é grave e esse tipo de coisa não se resolve do dia para noite não, leva muito tempo, mas que no que depender dele o mesmo estará à disposição, frisou.

Vereador João Guilherme - Foto: AgoraED

João Guilherme aproveitou para falar sobre a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Santana do Piauí, que será realizada na próxima sexta-feira (25), onde colocou seu nome como candidato a presidente da casa, indicando como vice a atual vice-presidente a vereadora Clarete Rabêlo e como primeira Secretária a vereadora Elenilsa Helena.

O parlamentar disse durante sua fala, que cada vereador é livre para votar de acordo com sua consciência, inclusive na composição de uma outra chapa se for o caso, mas que naquele momento ele estava lá pedindo o apoio dos demais colegas, e disse que caso seja eleito irá tratar todos os seus pares de maneira igual, onde cada um se sinta um presidente, pois o importante é todos estarem de mãos dadas nesse processo e continuar juntos, falou ele.

No final da sessão o presidente da Câmara, Marcus Vinício colocou em votação a Lei de Diretrizes Orçamentária -LDO, para 2023, que estima a receita e fixa a despesa do município de Santana do Piauí-PI, para o Exercício de 2023 e dá outras providências, que foi aprovada por unanimidade.