Câmara de Santana realiza palestra sobre a campanha Novembro Azul

por adm publicado 21/11/2021 22h55, última modificação 18/02/2022 15h19
A palestra foi uma iniciativa da vereadora Clarete Rabêlo e teve como palestrante o Dr. Eriberto Barros
Câmara de Santana realiza palestra sobre a campanha Novembro Azul

Palestra proferida pelo médico Dr. Eriberto Barros

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na tarde deste sábado (20) no Plenário Chico Borges, uma palestra proferida pelo médico Dr. Eriberto Barros dentro da campanha Novembro Azul destinada ao público masculino que residem no município.

O objetivo da campanha Novembro Azul é promover a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, e alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Prestigiaram o evento os vereadores Marcos Vinícius, Francisquinho, Antônio de Hercília, Elenilsa Helena, João de Deus (Deuzinho), Ismael Borges e a vereadora Clarete Rabêlo.

A proposta para a realização da palestra foi apresentada em plenário pela vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas), através de requerimento que foi aprovado com o apoio de todos os seus pares. Essa já a segunda palestra realizada pela Câmara Municipal nesse segundo semestre, e também a segunda proposta da parlamentar que também contou com o apoio dos demais parlamentares.

Para a vereadora Clarete Rabêlo, esse tipo de palestra é muito enriquecedora porque além de tirar muitas dúvidas dos participantes sobre o câncer de próstata nos homens, ela também serve de alerta para que os mesmos possam procurar os profissionais da área da saúde para fazer o diagnóstico mesmo que precoce, pois essa é uma doença que também mata as pessoas, falou ela.

Vereadora Clarete Rabêlo

Clarete Rabêlo aproveito a oportunidade para agradecer o apoio dos vereadores, da vereadora Elenilsa Helena (PSD) que mais uma vez deu a sua contribuição no evento, ao palestrante Dr. Eriberto Barros que foi gentilmente a cidade para falar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, e principalmente ao público que compareceu para assistir e também aqueles que deram suas contribuições através de brindes para que fossem sorteados no final do evento.

Vereadora Elenilsa Helena animou o público presente

“Eu estou muito feliz pela a realização desse evento tão importante para a saúde masculina, e principalmente pelo comparecimento de tantas pessoas aqui no plenário, e isso mostra que o nosso trabalho enquanto parlamentar não é apenas estar aqui na Câmara votando em projetos ou requerimentos, mais sim, temos também a preocupação de trabalhar pelo bem de nossa população, esse também é o nosso papel e eu fico muito feliz que está dando tudo certo”, frisou a vereadora.

O médico Dr. Eriberto Barros falou sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, dentro da conscientização da campanha do Novembro Azul, que trata especificamente da saúde masculina, o que considera muito importante esse tipo de ação que visa levar esclarecimentos a população em busca de mais saúde, principalmente na saúde do homem que é um pouco mais desleixado no seu cuidado, disse ele.

Médico Dr. Eriberto

Segundo o médico a palestra foi bem completa desde quando a pessoa pode fazer o exame para o diagnóstico do câncer de próstata, na verdade na detecção precoce que é quando o homem deve iniciar essa ida ao Urologista para fazer o exame, também como é feito esse diagnóstico e os principais tratamentos caso seja detectado alguma anomalia, e que tem também grades chances de curas quando ela é tratada logo no começo, falou Dr. Eriberto.

De acordo com Dr. Eriberto Barros na grande maioria o câncer de próstata não causa sintoma algum, daí o risco dele se expandir, então é por isso que é importante procurar um médico para fazer o exame. “Caso alguma pessoa perceba sangue na sua urina, ardor, dificuldade de urinar, ele deve procurar o médico imediatamente para fazer o exame e saber como estar a saúde e investigar o problema, e outra coisa muito importante, todo homem a partir dos 50 anos deve procurar um médico para fazer o exame da próstata, não importa de ele não estar sentindo nada, mas quanto mais prevenir melhor”, alertou o médico.