Câmara de Santana realiza sessão e vereadores destacam resultado das eleições
A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na última sexta-feira (14), sob a presidência do vereador Marcus Vinícius Leal – (Vinícius – MDB), uma sessão extraordinária onde contou com a presença da prefeita Maria José – Progressistas, que foi lá falar sobre as ações administrativas da prefeitura e da boa convivência com os parlamentares santanenses.
No plenário, o vereador Antônio de Hercília – Progressistas, falou sobre as eleições estaduais onde tinha votado no deputado Pablo Santos, pois já tinha um compromisso com ele bem antes mesmo de fazer parte da base aliada, mas que depois do processo eleitoral ele queria esclarecer que no âmbito do município ele apoia a prefeita Maria José e faz parte do grupo que administra o município. “Nesse momento de campanha todos tiveram suas preferências, mas agora que já acabou a nível estadual, estamos juntos com a gestão e vamos trabalhar por ela pelo bem do nosso município”, frisou ele.
Vereador Antônio de Hercília
A vereadora Clarete Rabêlo – Progressistas, também disse que já tinha compromissos com outros candidatos a deputado estadual e federal, pois já existia um compromisso político anteriormente e ele foi comprido, e que não era segredo para ninguém, todos já sabiam disso, então o momento é de gratidão pelos votos dados aos dois que foram eleitos.
Clarete Rabêlo também disse que a grande maioria dos candidatos apoiados pelos políticos de Santana foram eleitos, e isso é muito bom para o município, por que só assim tem de onde cobrar por recursos e investimentos, falou. “Quero também deixar claro para todos os santanenses que o nosso compromisso com a gestão continua do mesmo jeito, vamos trabalhar cada vez mais pela nossa cidade apoiando a nossa prefeita e amiga Maria José”, falou ela.
Vereadora Clarete Rabêlo
A vereadora Elenilsa Helena – PSD, aproveitou para agradecer aos eleitores pela votação proferida aos seus candidatos, pois eles receberam a votação que realmente foi esperada, e disse que ficou feliz em saber que a população atendeu ao seu pedido, pois só quem ganhará com isso será o município através do trabalho de cada um deles, e isso é o mais importante dentro do processo democrático, frisou ela.
Vereadora Elenilsa Helena
O vereador Ismael Borges – PSD, iniciou seu discurso agradecendo ao povo que apoiou os seus candidatos nas eleições estaduais de (02) de outubro, tanto ao deputado Evaldo Gomes como a Fernanda Gomes, e que saiu realmente a votação que foi esperada, e principalmente esse momento de gratidão vaia para todos os amigos e amigas que os apoiaram.
O vereador aproveitou para parabenizar todas as crianças de Santana do Piauí pela passagem da data que foi no último dia (12), pois as crianças trazem alegria, paz, e é o futuro do mundo, ao mesmo tempo em que também parabenizou todos os professores da rede municipal de ensino do município de Santana do Piauí, também pela passagem da data que aconteceu no último dia (15), pois são profissionais aguerridos que se dedicam para ensinar o melhor para os alunos, e principalmente na preparação das famílias, falou ele.
Vereador Ismael Borges
Ismael aproveitou a oportunidade para indagar a prefeita Maria José sobre a Unidade Básica de Saúde do povoado Engano, pois como é do conhecimento de todos lá existe uma pendência judicial envolvendo o terreno onde fica localizada a UBS, onde o ex-proprietário do terreno teria ganhado o direito na primeira instância e o município teria que indenizá-lo, segundo ele.
“Quero aqui aproveitar também para perguntar ao presidente da Câmara Marcus Vinícius sobre o concurso da Câmara que foi anunciado por ele no início do ano, mas que até o momento não ouvi falar mais nada sobre isso, assim também quero perguntar a prefeita Maria José quando é que a prefeitura irá realizar um concurso público, pois há muito tempo não é feito no município, e Santana existe muitas pessoas preparadas para desempenhar qualquer função pública, então queria ouvir dos dois sobre essa indagação”, falou ele.
O presidente da Câmara vereador Marcus Vinícius – MDB, parabenizou os candidatos que foram eleitos nas eleições do dia (02) de outubro, e que foram votados no município, pois a grande maioria teve o apoio dos santanenses, embora reconheça que nem todos conseguiram êxito nessas eleições, mas que isso faz parte do processo eleitoral, disse.
Vereador Marcus Vinícius
Respondendo sobre a pergunta do vereador Ismael Borges, o presidente disse que conversou recentemente com o presidente da Avepi, e que ele informou que durante o mês de julho o mesmo já havia protocolado um documento no Tribunal de Contas do Estado – TCE, e este já havia autorizado não só para a cidade de Santana do Piauí, mas também para todas as cidades do estado, pois ele será unificado, e que o mesmo irá para Teresina nessa semana conversar com o presidente Zé Cardoso sobre esse concurso, já que o muito tem muito interesse que ele seja realizado, falou ele.
O vereador informou ainda que como a Câmara não tem servidores concursados, ela depende da prefeitura na parte da cooperação técnica e isso não é bom, então ele tem sim muito interesse que o concurso aconteça, frisou. Vinícius falou também sobre as sessões restantes para esse ano e elaborou um calendário a ser seguido onde a última sessão de 2022 deverá ser realizada na primeira quinzena de dezembro.
A prefeita Maria José também usou a tribuna da Câmara para se pronunciar, e durante seu discurso, ela falou da boa parceria que existe entre a prefeitura e o Poder Legislativo, pois considera satisfatória. Maria José disse que o grupo é grande mais que todos trabalham em prol do desenvolvimento do município.
Prefeita Maria José
A prefeita também respondeu ao vereador Ismael Borges sobre o terreno da UBS do Engano, pois segundo ela, a primeira decisão dada pela juíza foi sem ouvir a outra parte no caso a prefeitura, mas depois de notificada e recorrido a decisão agora foi favorável a prefeitura, disse ela.
Sobre a possibilidade de realizar o concurso pública, a gestora informou que estava analisando juntamente com o setor jurídico e depois iria se pronunciar, pois qualquer concurso para ser feito ele precisa primeiro criar as vagas e somente depois desse processo é que se pode falar alguma coisa, falou Maria José.