Câmara de Vereadores de Santana do Piauí e secretaria de cultura realizam sessão solene em homenagem ao mês da mulher

por adm publicado 01/04/2023 00h00, última modificação 20/12/2023 15h29
A sessão solene aconteceu na noite desta sexta-feira (30)

A sessão solene aconteceu na noite desta sexta-feira (30)

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, em parceria com a secretaria municipal de Cultura do município, realizara na noite desta sexta-feira (31), uma sessão solene em homenagem ao dia internacional da mulher, data que foi comemorada no último dia (08) de março.

A sessão foi presidida pela vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas), que foi autora do requerimento onde solicitou do Poder Legislativo santanense, que realizasse um evento em que homenageasse as mulheres do município pela passagem da data.

O local escolhido pela Câmara e pela secretaria municipal de Cultura que foi parceira nesse evento, foi a Quadra Poliesportiva Chiquinho Borges, onde compareceu mais de 300 mulheres que foram convidadas para serem homenageadas.

Participaram da sessão solene, o presidente da Câmara, vereador João Guilherme, os vereadores Deuzinho, Ricardo Rodrigues, Marcos Vinício, Elenilsa Gabriel, Francisquinho, Antônio de Hercília, o secretário municipal de Cultura, Josefh Rickson dos Santos, que foi um dos organizadores também do evento, o vice-prefeito Neli Borges, a prefeita Maria José, a Irmã Teresa do Instituto Monsenhor Hipólito, secretários municipais, dentre outros convidados.

O presidente da Câmara João Guilherme, disse que aquela casa sempre procurou fazer homenagem as mulheres do município durante o mês de março, mas nunca com um evento tão grande como foi o que aconteceu na quadra poliesportiva, pois como a sessão solene foi dedicada as mulheres, então porque não fazer em local amplo que pudesse receber o maior número possível participantes, e que o mesmo estava muito feliz em ver tanta gente num só lugar, e que a vereadora Clarete que fez a solicitação estava de parabéns, assim como também a secretaria de Cultura que foi parceira.

Vereador João Guilherme

A vereadora Clarete Rabêlo que presidiu a sessão solene, agradeceu a todas as mulheres que compareceram ao evento e disse que estava muito feliz em ver tanta gente em um só lugar, ou seja, a mesma compreendeu que a mensagem foi positiva e isso é muito gratificante, disse ela.

Clarete Rabêlo falou também da importância da sessão solene, e agradeceu a parceria da prefeitura municipal através da secretaria de Cultura, e assim como ela e a vereadora Elenilsa Gabriel que estavam lá representando todas as mulheres na Câmara Municipal, a prefeita Maria José também representava todas as mulheres do município, e que isso mostra que a mulher poderá ocupar lugar de destaque na sociedade, frisou.

Vereadora Clarete Rabêlo presidiu a sessão solene

“Estamos aqui realizando esse evento que foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a prefeitura municipal para todas as mulheres que representam nossa Santana. Momento muito bom, pois superou nossas expectativas. Estou muito feliz por todas as mulheres que compareceram”, falou a vereadora.

A vereadora ainda agradeceu a todos os vereadores por aprovarem seu requerimento, agradeceu o apoio da prefeitura e a parceria com a secretaria de Cultura, e em especial a todas as mulheres que prestigiaram o evento.

A vereadora Elenilsa Gabriel disse que a classe feminina (Feminista) faz toda a diferença na vida das pessoas, principalmente quando se faz parte delas, pois a mulher é um ser completo que enfrenta muitas lutas diárias, tem vários desafios constantes, mas é guerreira e consegue superar cada um desses desafios, o que torna elas cada vez mais forte.

Vereadora Elenilsa Gabriel

De acordo com a vereadora, todos os dias as mulheres tem que se transformar e se dividir em duas, três, quatro e em quantas precisar para dar contar do recado e, não deixar nada a desejar, frisou.

“Muitas vezes esquecemos de nós mesmas, deixamos de cuidar, deixamos nossas vontades, nossos sonhos mais íntimos para cuidar dos que estão ao nosso redor, e isso é a força da mulher, essa batalhadora e corajosa que representa tão bem a nossa sociedade”, falou.

Ainda usaram da palavra os vereadores, a Irmã Ana Teresa, o secretário municipal de Cultura que agradeceu a todas as mulheres que compareceram ao evento, destacou algumas que são símbolos de lutas e superação no município de Santana do Piauí.

Quem também deixou sua mensagem foi o Vice-prefeito Neli Borges, que fez uma homenagem a todas as mulheres presentes.

Vice-prefeito Neli Borges

A Prefeita Maria José agradeceu a parceria com a Câmara Municipal e falou da importância do dia das mulheres, pois para ela, o dia da mulher não deve ser comemorado apenas no dia (08) de março, mas sim, todos os dias do ano, e comparou a luta de cada mulher a Maria Madalena mãe de Jesus Cristo que tanto sofreu pelo seu filho, mas que sempre esteve ao lado dele todo o tempo e nunca o abandonou, pois é assim também a vida de cada mulher, falou a gestora.

Prefeita Maria José

A prefeita ainda destacou também algumas mulheres santanenses que representam muito bem a luta de todas diariamente, que a cidade que completa 31 anos de emancipação política agora no mês de abril, tem também uma mulher à frente da administração, completou.

Dentre as mulheres homenageadas estavas as ex-vereadoras Ieda Leal, Francinalva e a primeira vereadora de Santana do Piauí, a professora Roseli, conhecida por Roseli Sanfoneira.

Ex-vereadora Ieda Leal foi homenageada

Ex-vereadora Francinalva foi homenageada