Câmara de Vereadores de Santana do Piauí realiza sessão e aprova projetos de lei e um requerimento voltado ao dia da mulher

por adm publicado 21/03/2023 00h00, última modificação 20/12/2023 15h18
Colaboradores: AgoraED e Notícia em Pauta

Em sessão plenária realizada na noite desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Santana do Piauí votou e aprovou por unanimidade 02 projetos de lei e um requerimento, em primeira e segunda votação.

Os projetos de lei receberam parecer favorável das comissões, seguindo a respectiva votação, sendo um deles o projeto de lei que autoriza o Poder executivo incluir no edital do próximo concurso público 02 vagas para os cargos de Auxiliar de serviços gerais e Auxiliar Administrativo para a Câmara Municipal, outro projeto de lei que trata da estrutura e funcionamento do Conselho Tutelar também foi apreciado e votado durante a sessão. Já o requerimento que foi apresentado pela vereadora Clarete Rabêlo, pede que seja realizada uma sessão em homenagem ao dia internacional da mulher, data marcada para o próximo dia 31 desse mês de março em local a ser definido.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador João Guilherme, e contou coma presença de todos os vereadores e populares.

Em sua fala, o presidente da casa, ressaltou a importância dos projetos contidos na pauta da referida sessão e, destacou ao que trata sobre a realização do concurso para a Cãmara Municipal de Santana, que há muito tempo vem sendo cobrado não só pela população do município, mas também pelos vereadores que compõem aquele poder.

De acordo com João Guilherme, sempre foi um sonho de ver a Câmara com servidores efetivos, pois até hoje os funcionários que tem são todos prestadores de serviços e agora com esse trabalho que o mesmo vem dando continuidade, irá realizar sim esse tão sonhado concurso público e o Poder Legislativo terá mais independência ainda, disse.

O presidente falou também que com servidores efetivos a Câmara poderá realizar as licitações necessárias e, poderá fazer novos contratos, tudo dentro da lei sem ter que ter que recorrer a outros parceiros para realizar esses certames, frisou.

O concurso será feito com a autorização da Câmara Municipal concedendo duas vagas para o poder legislativo, embora seja feito juntamente com o concurso da prefeitura municipal, explicou o presidente.

Na oportunidade usaram a tribuna os vereadores: João Guilherme, Ricardo, Francisquinho, Elenilsa Gabriel e Clarete Rabelo.

Vereador Ricardo

Vererador Ricardo – Em sua fala lamentou o falecimento de cidadãos santanenses, Lourival, Raimundão, Dona Joana e outros, manifestando pesar aos familiares e amigos pela perda dos mesmos.

Ressaltou a importância da análise do projetos de lei sobre o concurso, pois segundo o vereador à população espera atentamente por o referido concurso, já que é também uma oportunidade de trabalho para todos, bem como a importância de se resolver a demanda da câmara municipal que necessita de servidor efetivo.

Solicitou do secretário de obras do município que conclua o calçamento da travessa Antônio Rodrigues da parte que falta, na oportunidade em que também agradeceu pela restauração de trechos da estrada da Lagoa dos Marcelinos.

Vereador Francisquinho

Vereador Francisquinho – Em seu discurso solicitou da prefeitura juntamente com a secretaria de obras que seja dado uma resposta em relação ao calçamento da Localidade Cajazeiras, especialmente quanto a Rua São Miguel, onde também pediu a limpeza e roço do mato da Rua 15 de novembro, devido altura por conta do inverno.

Vereadora Elenilsa Gabriel

Vereadora Elenilsa Gabriel – Em breve discurso externou votos de pesar a todos os familiares e amigos dos cidadãos falecidos nos últimos dias no município. Na oportunidade em que convidou a todos para uma festa na próxima quinta-feira (23) do Projeto Viva a Vida, a partir das 8h da manhã na Quadra Poliesportiva da sede do município.

Vereadora Clarete Rabelo

Vereadora Clarete Rabêlo – Em sua fala, convidou a todos para dia 31 de março participarem de uma sessão solene em homenagem a todas as mulheres santanenses, onde na oportunidade também ressaltou sua participação no 1° encontro da mulher municipalista, na sede da APPM na capital, onde o objetivo foi fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres nos municípios, onde aproveitou para destacar a importância da mulher na política, especialmente em âmbito local.

Fonte: Notícia em Pauta