Câmara Municipal de Santana do Piauí abre Ano Legislativo 2022

por adm publicado 19/02/2022 21h45, última modificação 24/02/2023 09h59
Colaboradores: AgoraED
Na sessão de abertura a prefeita Maria José leu sua mensagem aos santanenses
Câmara Municipal de Santana do Piauí abre Ano Legislativo 2022

Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (18), a abertura do Ano Legislativo de 2022 onde o presidente da casa, vereador Marcos Vinício Leal (Vinício – MDB), deu boas vindas aos demais parlamentares e desejou que esse ano seja de trabalho e conquistas para a população.

Na oportunidade a prefeita do município Maria José de Sousa Moura (PP), leu a mensagem do Executivo Municipal onde destacou as ações administrativas do ano de 2021, e elencou conquistas em todas as áreas, destacando os avanços na Educação, Saúde, Agricultura, Assistência Social e Obras.

Durante a sessão de abertura dos trabalhos na Câmara estiveram presentes além dos vereadores, e da prefeita, o vice-prefeito Neli Borges (PTB), secretários municipais, servidores públicos e lideranças políticas que foram prestigiar.

Na pauta do dia estava o Projeto de Lei que autoriza o pagamento do piso salarial nacional ao magistério municipal de Santana do Piauí, retroativo a 01 de janeiro de 2022, que garante aos professores da rede municipal, o reajuste de 33,23% (trinta e três vírgula vinte e três por cento), passando o valor atualizado para R$3.845,34 (três mim, oitocentos e quarenta e cinco reais e trinta e quatro centavos) para o exercício de 40 (quarenta) horas/aula semanais.

Durante a entrega do Projeto de Lei que concedia aumento salarial aos professores

O primeiro vereador a usar a tribuna foi Antônio de Hercília (Progressistas), que parabenizou a prefeita Maria José por teu autorizado o pagamento do piso salarial aos professores da rede municipal, dizendo que ela foi uma das primeiras a cumprir as determinações do Ministério da Educação na questão da valorização do magistério, e disse que isso significa muito, pois trabalhou durante 16 anos na educação e sabe o quanto isso representa para a categoria.

Antônio de Hercília lembrou ainda do plano de cargos e salários dos servidores da Saúde que foi votado no ano passado, e que mais uma vez a prefeita olhou para os servidores com carinho assim como também os vereadores que votaram e aprovaram o mesmo. “Hoje como nós estamos iniciando o ano legislativo e é muito bom ver essa casa cheia, onde as pessoas podem ver o trabalho do vereador e isso nos motiva ainda mais”, falou o parlamentar.

Vereador Antônio de Hercília

O vereador João Guilherme (MDB) disse que era motivo de satisfação em estar retornando os trabalhos da casa, e segundo ele, o ano de 2021 foi muito proveitoso e de grandes realizações, pois teve muitas conquistas principalmente para os servidores da Saúde do município, além de muitos requerimentos que foram aprovados pela Câmara em benefício da população santanense.

Segundo João Guilherme o ano de 2022 estar se iniciando muito bom também, pois o político não para nunca de trabalhar, ele sempre estar na zona rural ouvindo as demandas da população assim como também na zona urbana, e isso chega até a Câmara que é o local dos debates e entendimentos. “22 é um ano importante, 22 é um ano de eleição e por isso devemos pegar as coisas boas de 21 e trazer para esse ano, e as farpas e os arranhados deixa tudo isso para trás, pois para esse ano queremos o progresso da nossa cidade e o desenvolvimento, isso é o que é mais importante para todos nós”, falou o parlamentar.

Vereador João Guilherme

O vereador Ricardo Rodrigues (PP) em sua fala se solidarizou com a família de Otácílio Almeida pela morte de um ente querido, e se colocou à disposição da família. O parlamentar parabenizou os professores da rede municipal pela conquista e disse que esse aumento é merecido, mas ao mesmo tempo lamentou que o governo federal não veja os demais servidores da educação com os mesmos olhos, pois eles também colaboram muito para uma educação de qualidade.

Ricardo disse que hoje o município de Santana é uma outra realidade, pois depois que a prefeita Maria José assumiu a prefeitura muita coisa mudou e para melhor, e comparou com outras gestões anteriores que deixaram muito a desejar. “Existe uma Santana do Piauí até 2016 e outra de lá para cá, pois essa gestora tem feito a diferença, tem construído muito, tem avançado em todas as áreas o que nos deixa muito orgulhoso de ver nossa cidade bonita e crescendo cada vez mais”, falou Ricardo.

Vereador Ricardo Rodrigues

De acordo com o parlamentar, a prefeita tem buscado recursos junto aos órgãos estadual e federal para que sejam aplicados no município e, isso faz com que a cidade dê um salto de qualidade e a população só ganha com esse trabalho, destacou ele.

A vereadora Elenilsa Helena (PSD) que também usou a tribuna da Câmara, disse que apesar do momento em que todos estão vivendo, o mais importante é a saúde, pois o trabalho se conquista no dia-a-dia, e aproveitou a oportunidade para parabenizar a classe dos professores pela conquista do reajuste salarial concedido pela prefeitura, bem como também a prefeita por ter atendido a categoria. “Eu fico muito feliz porque também faço parte dessa classe, sou professora por formação embora não esteja atuando no momento mais faço parte, e fico muito feliz por ser uma conhecedora das dificuldades que passa o professor e isso representa muito para a categoria”, falou ela.

Vereadora Elenilsa Helena

O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho - PP), iniciou sua fala lembrando que na última sessão do ano passado passou por uma situação difícil onde perdeu sua mãe que estava internada no hospital, mas é pedir a Deus que conceda paz no coração das pessoas que também perderam parentes nesses últimos dias no município de Santana do Piauí.

Franciscquinho aproveitou para parabenizar a classe de professores da rede municipal pelo reajuste salarial, e disse que ambos mereciam bem mais, pois são profissionais que se dedicam além de cuidas da educação dos alunos, eles muitas vezes assumem um outro papel que é o cuidado e o zelo pela pessoa humana, e isso faz uma grande diferença na vida deles. “Essa classe é o carro chefe de nossas vidas, pois todos nós que já passamos pela escola sabemos o quanto eles são importantes, e aproveito para parabenizar também a prefeita Maria José por ter concedido esse aumento a todos eles”, disse o vereador.

Vereador Francisquinho

Segundo o parlamentar a gestão tem que ser muito organizada para dar esse aumento nesse momento, e que graças ao trabalho de Maria José que tem uma administração muito organizada, isso foi possível, assim como aconteceu também com os servidores da saúde do município, frisou ele.

A vereadora Clarete Rabêlo (PP), disse que estava feliz em ver a Câmara com muita gente, pois ela é uma das pessoas que gosta quando o público participa das sessões, pois isso motiva muito ela, e ao mesmo tempo as pessoas tem a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho do vereador, o que é debatido e votado por cada um durante a sessão, explicou.

Clarete Rabêlo lamentou a morte do senhor João Almeida que faleceu recentemente no município e se solidarizou com seus familiares.

Sobre a educação municipal, a parlamentar disse que além de pertencer a classe de professores, ela é professora com muito orgulho e se sente completamente realizada, pois quem conhece seu trabalho sabe o quanto ela gosta do que faz. “Eu estou muito feliz pela iniciativa da nossa prefeita que estar aqui hoje trazendo essa ótima notícia, que é a implantação do piso do magistério, o que valoriza muito a nossa categoria”, disse ela.

Vereadora Clarete Rabêlo

A vereadora informou ainda que durante a semana pedagógica da rede municipal tinha muitos professores cobrando dela uma resposta sobre o aumento do piso salarial, e a mesma respondeu dizendo que estava dentro do prazo e que a prefeita iria conceder o reajuste, mas antes ela teria que fazer os cálculos para poder dar esse aumento, além de ter que enviar para a Câmara o projeto de Lei para ser aprovado, o que aconteceu, então ela estar dentro do prazo, finalizou.

O presidente da Câmara Marcos Vinício (MDB), iniciou falando que durante o ano passado o prédio do Poder Legislativo estava com problema de energia elétrica, mais que depois de muita insistência junto a Equatorial Energia o problema foi resolvido e agora tudo estar funcionando normalmente.

Presidente da Câmara, vereador Marcos Vinício

Vinício informou também que desde do início de ano está fazendo os reparos necessários na Câmara Municipal para que ela funcione com plenitude, e disse que entre os meses de maio e junho o mesmo quer fazer uma reforma no prédio para melhorar o ambiente de trabalho. “Tudo isso está sendo capaz porque a arrecadação melhorou um pouco no ano passado, então aumentou um pouco os repasses, agora agente pode fazer mais alguma coisa aqui na Câmara”, disse ele.

O vereador informou também que depois do congelamento de salários, os parlamentares também ganharam aumento nos seus ordenados, e aproveitou para agradecer a prefeita Maria José pela parceria com a Câmara fornecendo assessoria técnica, o que tem ajudado bastante na sua administração, e isso resulta na melhoria do atendimento à população do município.

O presidente destacou também o pagamento do Garantia Safra aos mais de 400 agricultores do município que estavam aptos a receberem o benefício, bem como a secretaria municipal de Obras que tem feito a recuperação das estradas vicinais, e aproveitou para parabenizar aos professores pelo reajuste salarial concedido pela prefeitura, bem como a gestora pelo esforço de ter dado essa valorização a categoria. “Quero aproveitar para anunciar aqui que iremos criar um banco de dados aqui na Câmara onde iremos digitalizar todas as Leis, os balancetes e toda documentação do Poder Legislativo, para quando a população solicitar ela seja atendida a contento dentro da mais brevidade possível, além de melhorar o acesso”, finalizou.

No final da sessão o presidente colocou em votação o Projeto de Lei que autoriza o pagamento do piso salarial nacional ao magistério municipal de Santana do Piauí, retroativo a 01 de janeiro de 2022, que garante aos professores da rede municipal, reajuste de 33,23%, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida foi feita uma segunda votação e foi aprovado em definitivo.

O vice-prefeito Neli Borges também se manifestou em favor dos professores, onde parabenizou a categoria pelo trabalho e dedicação em prol de uma educação de qualidade para o município, e disse que o reajuste salarial concedido pela prefeita Maria José simboliza o reconhecimento e o apoio ao magistério. “Esses heróis da educação merecem todo esforço possível, pois são eles que estão todos os dias na batalha para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através do conhecimento, então fica aqui a minha homenagem toda essa classe e também a nossa prefeita”, falou ele.

Vice-prefeito Neli Borges

Na leitura da mensagem, a prefeita Maria José apontou as ações e conquistas do primeiro ano de sua segunda gestão que começou em 2021 e anunciou obras para 2022.

De acordo com a gestora, o ano de 2021, foi um ano desafiador, devido o avanço da Pandemia de Covid-19, que, acrescentou ela, ainda persiste nesse início de 2022. Mesmo apresentando um senário de vulnerabilidade, a prefeita destacou que muitas ações foram realizadas no ano passado e tantas outras serão realizadas nesse ano, devido, segundo ela, o compromisso de sua gestão e o empenho dos parceiros de seu governo em Teresina e em Brasília, a exemplo do deputado estadual Severo Neto, deputadas federais Iracema Portela e Margarete Coelho, do senador licenciado e atual ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, dentre outros.

Prefeita Maria José

A gestora pontuou, conclamando a manutenção do diálogo e parceria, entre Executivo e Legislativo em 2022, pelo bem do povo santanense. No tocante ao acirramento eleitoral, em decorrência das próximas eleições, a prefeita pediu que as discursões ocorram de forma madura e no campo intelectual para não atrapalhar o desenvolvimento do município.

“Eu acredito na política limpa, madura, emocionalmente honesta. Eu acredito na energia do diálogo e entendo que é possível, sim, termos firmeza conversar com convicção e respeitar quem pensa diferente. Eu te amo Santana do Piauí, eu te amo!”, concluiu.

Por João Rodrigues