Secretário de Agricultura de Santana do Piauí fala sobre o cadastramento do programa Garantia Safra
A convite dos vereadores da Câmara Municipal de Santana do Piauí na noite dessa sexta-feira, (13), o Secretário Municipal de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, participou da sessão para prestar informações sobre o Programa Garantia Safra e esclarecer às duvidas sobre quem serão os beneficiados pelo programa assistencial do Governo Federal.
Na ocasião, estiveram presentes os 09 (nove) vereadores e vereadoras santanenses: o Presidente da Câmara, vereador Marcos Venício Leal (MDB), a Vice-Presidente da Câmara, vereadora Clarete Rabelo (PP), o vereador João Guilherme (MDB), o vereador Ismael Borges (PSD), o vereador Francisco José de Carvalho (PP), o vereador Antônio Joaquim Leal (PP), o vereador Ricardo Rodrigues (PP), a vereadora Elenilsa Helena e vereador João de Deus (MDB).
De acordo com Netinho, a Secretaria de Agricultura de Santana solicitou 650 cadastros, mas, por enquanto, apenas 350 inscrições foram validadas. Segundo ele:
"Isso se deve a novos critérios adotados para tornar o programa Garantia Safra mais seguro e confiável. Para isso, estamos divulgando um cronograma atualizado para validar os cadastros daqueles que se encaixam nos requisitos do Garantia Safra. Então, convocamos cada agricultor a comparecer a Secretaria de Agricultura para atualizar seus dados cadastrais munidos de seus documentos pessoais”, informou Netinho.
Para efetuar o cadastro no Garantia Safra, os agricultores deverão obrigatoriamente apresentar com os seguintes documentos:
- Xerox dos seus documentos pessoais que são RG, CPF e comprovantes de residência;
- Extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizado;
- A inscrição deverá ser realizada unicamente e exclusivamente pelo beneficiário responsável.
O calendário para que os agricultores santanenses se inscrevam no Programa Garantia Safra 2021/2022 é a seguinte:
- Sede (centro da cidade) – data: dia 24 de agosto na Secretaria Municipal de Agricultura;
- Comunidade Camarada – data: dia 24 de agosto na própria comunidade
- Comunidade Barro – data: dia 25 de agosto na Secretaria Municipal de Agricultura
- Comunidades de Queimada da Ema, Malhada Vermelha – data: dia 26 de agosto na Secretaria Municipal de Agricultura
- Comunidades de Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos, Engano dos Rodrigues e dos Porém – data: dia 27 de agosto na Secretaria Municipal de Agricultura
Por fim, Netinho pediu aos vereadores para que compartilhem as informações com a população, sobretudo, com aqueles trabalhadores rurais que dependem desse benefício para sobreviver e para o sustento da família: “Solicitamos aos vereadores que espalhem essas informações nas comunidades rurais. O nosso município de Santana sempre possibilitou e pagou rigorosamente em dias esse seguro e este ano não será diferente, mas, para isso, os critérios devem ser respeitados e legalizados conforme determina a Lei Nacional”, concluiu.