Vereadores santanenses participam de momento cívico em comemoração ao 7 de setembro no município de Santana do Piauí
A exatos 199 anos atrás às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, e é com esse sentimento de patriotismo que o povo brasileiro comemora anualmente a data que marcou a independência do país.
Para comemorar os 199 anos de independência do Brasil, o município de Santana do Piauí, realizou na manhã desta terça-feira (07), um momento cívico para relembrar essa data histórica na vida do povo brasileiro e especialmente na vida dos santanense.
A solenidade oficial iniciou às 07:h20min da manhã com um pequeno desfile de estudantes que simbolizaram toda manifestação patriótica culminando na Praça São Pedro local onde foi hasteada as bandeiras do Brasil, do Piauí e do município de Santana.
No mesmo ato cívico participaram a prefeita Maria José (Progressistas), o vice-prefeito Neli Borges (PTB), o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Vinícius (MDB), a vice-presidente do Poder Legislativo, vereadora Clarete Rebêlo (Progressistas), os vereadores Francisquinho (Progressistas), Antônio de Hercília (Progressistas), João Guilherme (MDB), Ricardo Rodrigues (Progressistas), os ex-prefeitos Deusimar Borges e Ricardo Gonçalves além dos secretários municipais e convidados.
Prefeita, vice-prefeito e vereadores santanenses
O presidente da Câmara Marcos Vinícius deixou sua mensagem aos santanenses, nela ele disse que crê muito na esperança por dias melhores em função do momento em que o mundo estar vivendo, pois além do mais é uma data muito importante para o povo brasileiro e em especial aos munícipes porque representa a independência, e independência essa conquistada pelo povo brasileiro a base de luta com muito esforço.
Para o vereador a Câmara Municipal vem desenvolvendo um importante papel de cooperação com a atual gestão trabalhando em prol do povo, pois os parlamentares tem buscado diariamente recursos através dos órgãos do estado e do governo federal para ser implementados no município o que tem contribuído muito com a gestão da prefeita Maria José, disse ele.
O vereador Antônio de Hercília disse que esse dia em que a população brasileira comemora a independência do Brasil, culmina com uma busca por esperança e dias melhores em virtude de um momento muito delicado que o país e o mundo têm vivido em função da pandemia do Covid-19, mas mantendo a luta e o trabalho faz com que o povo sonhe com dias melhores com saúde, paz e prosperidades, falou ele.
O vereador João Guilherme destacou a importância de se comemorar sempre o dia, 07, de setembro por representar a luta do povo brasileiro pela sua liberdade, e disse que os parlamentares tem a obrigação de estar buscando o Estado Democrático de Direito, a proteção dos direitos do cidadão e lutando por dias melhores para a população.
Quanto ao momento cívico o mesmo disse que ele foi bem organizado, pois mesmo diante da pandemia a prefeitura teve a preocupação manter o distanciamento social onde todas as pessoas estavam usando máscara e álcool em gel atendendo todas as recomendações sanitárias, frisou.
O vereador Francisquinho também deixou sua mensagem aos santanenses e disse que a data simboliza a luta do povo brasileiro em defesa da pátria, e espera que neste, 7, de setembro a população do município possa começar a voltar a ter uma vida norma diante da pandemia, e espera que dias melhores cheguem para o povo de sua terra, frisou ele.
A vereadora e vice-presidente da Câmara, Clarete Rebêlo, disse que a esperança deve sempre ser mantida em busca de dias melhores para a população, e que a cada momento realizado como esse a mesma tem fé que dias melhores virão para toda sociedade santanense.
Clarete aproveitou também para parabenizar a prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação pelo momento cívico, e pela representação simbólica dos estudantes em defesa do patriotismo brasileiro.
O vereador Ricardo Rodrigues (Progressistas) disse que o sentimento desta data é de muita alegria, embora que simbolicamente, pois o dia 7 de setembro é mais do que uma simples data para os brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria.
O mesmo aproveitou para desejar a todos os munícipes dias melhores com saúde, paz e muita prosperidade na vida de cada um, falou ele.
A prefeita Maria José destacou o momento cívico realizado pela prefeitura, e disse que cada brasileiro precisa enxergar as muitas riquezas que residem nas diferenças entre as pessoas, pois se vive um tempo desafiador em virtude de uma pandemia mundial que distancia o povo dos laços coletivos de tudo aquilo em que se desejava celebrar de maneira mais fervorosa e participativa nessa data de hoje no município.
A gestora falou também sobre a responsabilidade no cuidar da coisa pública e zela pelo povo a qual tem procurado honrar o compromisso com a defesa da vida, e perante o pavilhão nacional e o povo santanense que lá representado pelo executivo e o legislativo e por todos os presentes, tem trabalhado para que a cidade de Santana possa ter dias melhores pela frente diante das dificuldades vivenciadas pelo mundo atualmente.
“Brasil um filho teu não foge a luta, estamos nós dentro desta realidade pandêmica mostrando a nossa verdadeira identidade nacionalista e municipalista, sem desviar a conduta no cumprimento dos nossos deveres e obrigações com a mais plena sensatez e consciência tranquila de que nada nos faz desviar o prumo da nossa administração, e isto é independência”, falou a prefeita Maria José.